Compacto europeu

Por problemas de comunicação, o TFC ficou sem publicar nesta última sexta-feira (12/10). Pedimos desculpas ao público-leitor.
Contudo, estamos voltando ao “ritmo” normal, e o foco agora são os campeonatos europeus. Vamos a eles:

 

Bundesliga (Alemanha)
Depois de fazer a contratação mais cara do futebol alemão, o Bayern vem fazendo juz ao investido. Assumindo a primeira colocação isolada da competição, o clube de Munique está com 100% de aproveitamento, a 9 pontos do atual campeao, Borussia, que ocupa a quarta colocação.
Quem surpreende até agora é o Frankfurt, que com um elenco sem estrelas mundialmente conhecidas, faz o trabalho em equipe superar a falta delas e o time assume a segunda colocação da tabela.

A artilharia, até o momento, fica por conta de Mandzukic, recém contratado pelo atual líder da competição, marcou 6 vezes.

 

La Liga (Espanha)
Não muito diferente dos anos passados, o Barcelona vem assumindo a primeira posição na tabela, porém, seguido de Atlético de Madrid, que está com o mesmo número de pontos da equipe de Messi. Ambos os times estão a 8 pontos do Real Madrid, atual campeão, que deixou de ganhar alguns pontos muito provavelmente devido a instabilidade no elenco, confusões como a de C. Ronaldo, e a de Ozil com Mourinho.
Málaga, após ser comprado por sheiks árabes, também faz juz ao investimento, assumindo a terceira colocação.

Como de costume, Messi e Ronaldo são os artilheiros do campeonato. Cada um marcou 8 vezes.

 

Ligue 1 (França)
Vocês pensaram que o multimilionário PSG, depois de todos os investimentos feitos, iria ganhar esse campeonato facilmente e de forma invicta e/ou incontestável? Pois é… Eu também. Mas não está sendo bem assim.
O primeiro colocado do campeonato é o Olympique de Marseille, equipe muito bem montada de Elie Baup. Apesar de não estar invicto como o PSG, o time de Marselha está à uma vitória de vantagem sobre ele.
O que surpreende é o fato de Montpellier, atual campeão, estar em 15º lugar, a uma derrota da zona de rebaixamento.

Mesmo seu time estando em segundo lugar, o artilheiro da competição é Ibrahimovic, com 9 gols.


Premier League (Inglaterra)
O atual campeão europeu, Chelsea, parece estar decidido a conquistar a taça da Premier nessa temporada. A equipe de Di Matteo ainda não perdeu e está com a liderança isolada da competição.
O time que contém a taça da temporada 2011/2012, Manchester City, ocupa a terceira colocação, com o mesmo número de pontos do United.
As surpresas ficam por conta de Liverpool e Queens Park Rangers.
O primeiro citado está em 14º lugar, rendimento muito abaixo do que um time tão tradicional como o da terra dos Beatles tem à oferecer.
O QPR é a surpresa mais negativa do campeonato. O time se reforçou bem, tirou jogadores de times grandes, como Internazionale, Chelsea, Manchester United e até Real Madrid, mas em campo, essas figuras não se acertaram, e o time ocupa a lanterna do campeonato, com apenas 2 pontos.

O artilheiro da competição, surpreendentemente não vem de nenhum dos favoritos ao título. Demba Ba, do Newcastle, marcou em 6 oportunidades e é o goleador até agora.

 

Série A (Itália)
A temporada 2011/2012 terminou, mas parece que ninguém avisou isso aos jogadores da Juventus. O time alvinegro segue líder da competição, assim como terminou a temporada passada. Entretanto, Napoli está com o mesmo número de pontos, pois é uma equipe que nos últimos anos tem se acertado cada vez mais, portanto, não é nenhuma surpresa.
Assim como não é surpresa o Milan estar em 11º lugar no campeonato, pois já era um time que vinha se desmontando ha algum tempo, tornou-se um time médio, e no início dessa temporada perdeu seus dois melhores jogadores para o PSG (Thiago Silva e Ibra). A queda de rendimento foi inevitável.

O artilheiro do campeonato, até agora, é o uruguaio Cavani, com 6 gols.

 

Primeira Liga (Portugal)
Por enquanto, nada fugindo do normal. Porto e Benfica estão numa disputa acirrada pela liderança, mas, assim como o fim da temporada passada, o Porto leva vantagem.
Sporting, que terminou o campeonato em 4º lugar na temporada passada, entrou em uma decrescente, e, no momento, está em 12º.

Martinez, do Porto, é o goleador da competição, com 5 marcas.

 

Primeira Liga Russa
Anzhi está investindo forte no seu time desde 2011. Mesmo assim, a ex-equipe do brasileiro Roberto Carlos ainda não tem o título dessa competição. Porém, se o campeonato terminasse hoje, a equipe de Makhachkala levantaria a taça pela primeira vez em sua história, isso porque o time liderado por Samuel Eto’o está na primeira colocação.
O tradicional e atual campeão, Zenit – que conta com Hulk em seu elenco – está na 4ª colocação. Posição não tão boa pra quem é capaz de investir tanto em um só jogador, ainda que seja de elite.

A artilharia conta com a presença de um brasileiro. Danilo Neco, do Alania Vladikavkaz, e Yura Movsisyan, do Krasnodar, são os goleadores do campeonato, até o momento, com 9 gols cada.

Champions League
Dos líderes das chaves, apenas o atual campeão do torneio não ganhou as duas. Chelsea tem o pior aproveitamento, com 4 pontos, enquanto todos os outros, somaram duas vitórias.
City, Real e Borussia, atuais campeões dos respectivos campeonatos dos maiores campeonatos de suas nações, estão na mesma chave. A equipe de Madrid lidera a chave, seguido do time alemão. Manchester City ocupa a terceira colocação.
Zenit surpreende. Com duas derrotas, o time russo não pontuou e a classificação para a próxima fase parece estar bem distante, visto que a outra surpresa do campeonato está em sua chave, e é o Málaga, surpresa positiva no espanhol e na Champions, lidera a chave com duas vitórias.
A maior surpresa de todas, é o BATE Borisov. Liderando a chave com duas vitórias – uma delas sobre o atual vice-campeão da competição, Bayern de Munique – soma seis pontos e está entre os melhores primeiros colocados.

Europa League
Mesmo contando com as presenças inusitadas dos fortes times Internazionale, Liverpool, Lyon e Tottenham, o time que melhor está posicionado na competição é o atual campeão Atlético de Madrid.
Dentre os times citados, tradicionais da Champions League, somente o Lyon vai realmente bem e está em primeiro na sua chave. Inter tem 4 pontos, Liverpool tem 3, e Tottenham empatou os dois jogos.
Napoli, que vai muito bem no campeonato de seu país, não tem o mesmo rendimento na competição continental, ao contrário da equipe russa, Anzhi, que lidera tanto a competição russa (Primeira Liga Russa), quanto a sua chave na Europa League.

Muito bem, leitor (a). Esse foi o compacto mensal de todos os principais campeonatos que rolam na Europa. Será que até o mês que vem muita coisa muda?

(Por Gustavo.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s